PENSAMENTOS
Tempo de conversão
Estamos envolvidos com os mistérios do tempo e suas surpresas. De fato, não entendemos sua dinâmica e o que ele nos reserva. De todos as maneiras que procuramos entendê-lo, nos perdemos cada vez mais em suas profundezas e propósitos. Identificamos o tempo de maneira particular e o apreciamos de acordo com nossas conveniências. No entanto, ele se impõe com majestade e serenidade.
Nessa dimensão do tempo, encontramos a compaixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sua infinita bondade nos envolve e ultrapassa as condições do tempo. O Senhor está em nós. Ele nos acolhe e nos envolve com sua majestade. Não conseguimos entender sua compaixão e também a maneira pela qual Ele atua em nosso tempo e espera.
A misericórdia do Senhor está em nosso tempo. Seja agora, ou quando nos recordamos de nossas ações, omissões, atitudes, o Senhor Jesus sempre está derramando sobre nós sua misericórdia e nos indicando o caminho da salvação. Não há outro caminho seguro para trilharmos a não ser o caminho do Senhor, pois seus caminhos são largos e repletos de árvores verdejantes e sombras agradáveis, de riachos com águas cristalinas.
Peçamos ao Senhor o entendimento de sua misericórdia e compaixão. A aceitação do poder do Senhor Jesus nos liberta por completo das coisas do mundo, mas, ao mesmo tempo, nos faz entender que a vida é mais vida quando nos entregamos aos seus desígnios.
No entanto, somente a conversão de nossas atitudes o a maneira pela qual entendemos a mensagem do Evangelho do Senhor, nos indicarão os caminhos seguros e os mistérios insondáveis de seus propósitos. Assim, não há um tempo de espera adicional, pois o Senhor está em nossos corações eternamente, antes mesmo da criação do mundo.
Introspecção e espiritualidade
Retirar-se é necessário. Fazer do silêncio seu amigo é imprescindível. Meditar é mergulhar nas profundezas do oceano. Ser introspectivo é essencial para nos conhecermos e ouvirmos o que é necessário. O barulho e as promessas do mundo nos contaminam. Somente o tempo e a meditação madura nos auxiliam no entendimento de nossas angústias, medos e incertezas.
Ao nos retirarmos do tumulto exterior e abraçarmos o silêncio como um confidente, desvendamos os matizes sutis da nossa própria essência. Meditar torna-se uma jornada interior, um mergulho corajoso nas profundezas do oceano da consciência, onde descobrimos a quietude que reside além das ondas agitadas dos pensamentos. A introspecção, como uma ferramenta essencial, nos permite não apenas enfrentar, mas compreender nossas angústias, medos e incertezas, desvendando camadas ocultas da nossa psique.
Enquanto o barulho incessante e as promessas fugazes do mundo tentam nos contaminar, é no refúgio do autoconhecimento que encontramos a serenidade. Somente o tempo, aliado a uma meditação madura, age como um bálsamo, permitindo-nos decifrar os enigmas da nossa existência e ganhar perspectiva sobre os desafios que se apresentam. Nesse santuário interior, descobrimos não apenas respostas, mas a capacidade de transcender as limitações da superficialidade, alcançando um estado de clareza que orienta nossos passos no vasto território da vida.
Frases para refletir:
Na quietude da introspecção, encontramos um caminho para a espiritualidade, onde o silêncio fala mais alto que as palavras.
A jornada espiritual começa dentro de nós mesmos, através da introspecção que revela as verdades essenciais que transcendem as aparências.
A prática regular da introspecção é como abrir as portas da percepção espiritual, permitindo-nos sintonizar com a essência mais profunda do ser e do universo.
Aurora da paz e esperança
De fato, o tempo sempre estará pronto a nos receber em todas as suas dimensões: no passado, nos fornece as lembranças; no presente, nos faz saber do pulsar do coração; no futuro, nos remete à esperança. Mas, em tudo o que fazemos, sempre nos indicará o melhor caminho e as melhores lembranças. Sempre haverá uma aurora a nos anunciar um novo dia, com novas esperanças e sonhos de realizações. A verdade, a serenidade e a esperança são elementos imprescindíveis para a obtenção da paz verdadeira. As dificuldades estão presentes em nossas vidas. No entanto, somente a vontade de querer superá-las nos indicará o melhor caminho a ser trilhado. Deus está presente em nossas ações e sabe, certamente, de todas as coisas, de todos os nossos sonhos, erros, dissabores e dificuldades. Entreguemos a Deus nossas vidas e o paraíso estará entre nós!
Caminhar e repousar
Caminhar e repousar com tranquilidade. Saborear novos momentos e novas situações. Pedir a graça de Deus e sua misericórdia. Suplicar por sua compaixão e perdão. Adorar a Deus. O verdadeiro caminho e repouso estão no Senhor e em seu Evangelho, na sua notícia alegre e feliz. Somos incapazes de atingir a plenitude de seu amor porque vivemos de acordo com nossos projetos e vontades. Peçamos a Deus a graça do entendimento e mudança de rumo, de conversão e busca incansável por pastos verdejantes e riachos com águas cristalinas. São João da Cruz escreveu com sabedoria: "... A mosca que pousa no mel não pode voar... Assim, a alma que fica presa ao sabor do prazer, sente-se impedida em sua liberdade e contemplação." Senhor, dai-nos a graça de contemplarmos vossas maravilhas e vossas obras.